CAPA

Oi, meninas. Tudo certinho por aí? Quer aprender um passo a passo para fazer uma agenda artesanal em casa? Olha que coisa mais fofa essas agendas. Sim, acredita que elas podem ser feitas por você mesma? E o “olhinho” já começa a brilhar, né? Você pode aproveitar até para vendê-las e, com isso, ter uma graninha extra.

São agendas artesanais. Curtiu a ideia? Quem ensina o passo a passo é a artesã Fabiana Azevedo. Ela é uma das alunas do curso de “Encadernação Manual Artística”, da eduK (http://www.eduk.com.br/) em parceria com o Elo7 (https://www.elo7.com.br/).

Bora começar essa arte linda? Confira a seguir como fazer!

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

01

Ferramentas: base para corte; *dobradeira; estilete; *cantoneira (fio de cabelo); régua; rolinho de espuma e pincel; tesoura; ferro.

cantoneira

 

 

*Cantoneira/fio de cabelo: custa cerca de R$ 18,00

 

 

 

 

Dobradeira

 

*Dobradeira: custa cerca de R$ 27,00

 

 

 

 

Materiais: cola branca extra forte; tecido tamanho 30×40 cm; elástico chato (30 cm); papelão cinza gramatura 240 (2 pedaços tamanho 14 x 21 cm para capa e fundo – medida da largura igual a medida da agenda e a altura é a medida da agenda mais 5 mm de cada lado); 1 pedaço tamanho 2×21 cm para lombada; papel 40 kg gramatura 120, tamanho 30×40 cm mais ou menos; papel de guarda: papel reciclato (outras opções: color plus ou canson ) gramatura 180, tamanho 20×28 cm; miolo de agenda tamanho 14×20 cm.

Para entender as partes, é mais ou menos o que mostra nessa imagem abaixo.

partedolivro_

PASSO A PASSO

PASSO 1 – Laminação do tecido: Passar a cola no papel 40 Kg e colar o tecido.

02_1

02_2
Dica: Cole os tecidos aos poucos para evitar que fique torto.

PASSO 2 – Para evitar bolhas no seu trabalho, conforme for colando o tecido passe a dobradeira bem devagar sobre a superfície.

03_1

Em seguida passe o ferro, sem o vapor, em toda a extensão do tecido para fixá-lo melhor  no papel.

03_2
PASSO 3 – Capa da agenda: cole o papelão no tecido laminado, na parte do papel 40 kg, deixando 2 cm na lateral esquerda, na parte superior e inferior;

4_1

4_2

PASSO 4 – Existem réguas específicas para encadernação, no entanto, na falta destas, podemos improvisar cortando um pedaço do papelão na altura da capa – com 8 mm de largura – para fazer a coifa (espaço entre capa e lombada e fundo).

5_1

Feita a régua, colocá-la no lado direito da capa da agenda (não colar) e ao lado da régua colar a lombada.  Em seguida, colocar (não colar) a régua novamente do lado direito da lombada e colar o fundo da agenda.

5_2

PASSO 5 – Para fazer o acabamento nas laterais, utilize o fio de cabelo para marcar os “bicos”. Corte com a tesoura.

6_1

6_2
PASSO 6 – Para colocar o elástico que vai ficar por fora e será usado para fechar a agenda, faça um pequeno furo com o estilete nos dois lados do fundo da agenda.

7_1

7_2
PASSO 7 – Utilize a régua para auxiliar a colocação do elástico. Passe cola nas pontas que ficarem para dentro.

8_1

8_2

PASSO 8 – Passe cola nas abas e vire.

9_1

9_2

PASSO 9 – Guarda: papel que une a capa com o miolo da agenda. Pegue o papel e dobre ao meio.

10_1

10_2

Coloque a agenda na posição correta e passe cola no canto esquerdo.

10_3

Uma faixa de mais ou menos 1 cm de cola e cole a folha de guarda.

PASSO 10 – Passe cola na outra parte da folha de guarda e cole na capa de papelão. Como a capa é maior que o miolo, tente deixar 5mm de espaço na lateral esquerda e nas partes superior e inferior. Repita no outro lado. (NÃO PASSAR COLA NA LOMBADA).

11_1

11_2

RESULTADO:

Está pronta nossa agenda. Na foto você confere também a artesã Fabiana Azevedo, que  compartilha com a gente esse passo a passo.

12
Curtiram?

Boa diversão e até o próximo post, meninas. Beijos, Patty

© Espaco de mulher, 2013. Todos os direitos reservados. layout por sara silva subir