Olá, meninas!!!

Finalmente chegou o grande dia (rs)…. A partir de hoje, uma vez por mês e sempre numa terça-feira, teremos aqui a seção “Elas, por eles” sob o comando de um homem. Nesse espaço eles vão abrir o jogo e nos contar o que de fato se passa na mente masculina, como eles lidam com todas as questões que incomodam as mulheres e…. a visão deles sobre o universo feminino.

Confesso que anunciei a novidade na semana passada e desde então várias mulheres têm me abordado para saber se eu iria demorar muito para começar a publicar as entrevistas com homens.  Elas estão ansiosas, mas eles também! Tanto é que há alguns dias meu primo Felipe Scalezi comentou: “Finalmente seremos ouvidos”.

Mas… antes de começarmos essa matéria, que tal se divertir um pouco com esse fantástico vídeo sobre “o cérebro masculino e feminino” :


Gostaram?

Bom, um dos objetivos principais de iniciar essa conversa com eles é justamente esse: darmos um espaço para que eles possam expressar as opiniões, pensamentos e sugestões sobre nós. Afinal, precisamos conhecê-los também, não devemos exigir que apenas os homens entendam as mulheres. Se ambos procurarem se conhecer melhor, com certeza, será muito mais fácil e divertido desfrutar os momentos de uma relação a dois!

Até porque eles têm um jeito todo “diferente” – mas especial – de se expressarem e nem sempre falam como gostaríamos que falassem. Você já parou pra pensar que quando falam uma verdade, eles podem estar querendo o seu bem, enquanto companheira deles, e não criticando-a por maldade? Nós cantamos “Esse cara sou eu” esperando que o nosso par seja “o cara”. Mas e nós, não precisamos ser “a cara”?

955_293950280705911_1810140903_n

Benê Rodrigues

Então, para incentivá-las nessa busca pelo conhecimento do seu parceiro resolvi começar dentro de casa. O primeiro entrevistado será ninguém mais, ninguém menos, do que meu próprio marido, Benê Rodrigues. Ele tem 45 anos, é jornalista e professor universitário…. e estamos juntos há 7 anos.

Mas confesso que ainda hoje ele me surpreende ao demonstrar que conhece muito mais de mim do que imagino que ele saiba. Isso acontece, principalmente, quando procuro escutá-lo e dar espaço para que ele também demonstre os sentimentos…. mas do jeito dele, o que não deixa de ser especial e nem romântico. Pelo contrário, percebi o que jeito carinhoso dele se expressar pode me surpreender, justamente por não ser o que eu espero… e às vezes ser, depende!

Portanto, amigas, não desistam: “Eles também tentam nos fazer felizes… e a todo o momento”. E compartilho uma dica: nunca, jamais vá dormir sem dar um beijo de boa noite, mesmo depois de uma briga! 

E se você quer ouvir o seu companheiro e acha que ele toparia participar dessa seção, me envie os contatos dele que farei a entrevista com seu par também! Aproveite esse espaço para descobrir mais sobre ele!

Ele x ele: Benê Rodrigues é formado em Jornalismo pela Universidade Braz Cubas e mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Possui 28 anos de experiência na imprensa diária (Rádio Globo, Rádio CBN, Rádio Capital, TV Bandeirantes, TV Gazeta e TV CNT). Foi assessor de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e também da Ouvidoria da Polícia, ambos no Estado de S. Paulo. Participou do júri do Prêmio Vladimir Herzong de Direitos Humanos e foi organizador do regulamento do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, ambos pelo Instituto Vladimir Herzog. Fala inglês e espanhol, é professor universitário de Jornalismo nas faculdades UNIP e FIAM-FMU, sócio-diretor da VeCComm – Visão Estratégica Comunicação – e editor-chefe do site MotoManiaBrasil.

Agora, se deliciem com a primeira entrevista da seção ‘Elas, por eles‘.

ENTREVISTA: Benê Rodrigues

– As mulheres são chatas? Por quê? 

Eu não diria chatas, mas inoportunas. Às vezes o ato de querer conversar em momentos impróprios – para nós homens – as tornam chatas. Quem disse que nós temos de conversar quando elas querem? (risos) Sem falar que se fosse apenas ouvir, tudo bem, mas elas querem que nós comentemos, temos que dar opiniões e, às vezes, não são aquelas que elas queriam ouvir. Bom, ai você já sabe, a coisa complica e elas acham que somos nós os errados porque não concordamos com o que elas falam. 

– É fácil entender as mulheres? Por quê? 

425142_179525912148349_326210738_n

Impossível. É como querer entender o papagaio. Você consegue compreender os sons de algumas palavras, mas não o que ele está querendo com todas elas. O dia em que um homem entender as mulheres, pago qualquer preço para ele me explicar. Quando está frio, elas estão com calor. Quando está quente, elas sentem frio, e assim por diante. Ou seja, não dá para entender. Sem falar que é preciso decifrar o que elas querem quando estão começando a explicar alguma coisa. Em vez de serem diretas, ficam rodeando até chegar ao ponto.

– Os homens realmente reparam nas imperfeições do corpo feminino, como estrias e celulites? 

Todo homem rapara, mas isso não quer dizer que ele vá deixar de gostar de uma pessoa por causa das estrias ou celulite. Todo mundo sabe da batalha que é para elas se manterem lindas. Mas minha opinião é que “as mulheres olham, reparam e criticam muito mais que os homens”. Até porque eu sou da seguinte opinião, o que é deve ser como é! Ou seja, o que mais incomoda as mulheres é olhar para o espelho e ver uma curva mais longa aqui ou ali, certo? Pois bem, se elas aceitassem como são, muitos problemas estariam resolvidos. Afinal, as estrias, por exemplo, são – nada mais nada menos – que o efeito do emagrece/engorda/emagrece. Fruto dessa loucura de ter o corpo perfeito para a outra não ficar reparando. A mulher faz regime toda segunda-feira e come todos os doces no dia anterior. Se elas se preocupassem menos com isso não haveria tanto estresse. Acho que as mulheres devem se cuidar, claro, para não parecerem relaxadas demais, mas ficar na disputa com a balança é quase uma batalha sem fim. E tudo para que as “outras” não fiquem comentando. Acho que os homens apreciam as mulheres inteligentes, divertidas, elegantes e que sabem se cuidar, de resto não há nada que possa prejudicar um relacionamento, afinal, elas estão sempre na batalha para serem agradáveis aos seus homens.

– O que mais te incomoda no comportamento feminino?

O fato de que elas se arrumam demais para parecerem bonitas para outra mulher, e não para nós homens.

Benê Rodrigues

Quais as estratégias masculinas para passar ileso pela TPM da mulher?

Oferecer docinhos. No meu caso dá certo, ainda que eu sempre procure ajudá-la a ficar de olho na balança. Funciona que é uma maravilha (risos). Assim, adoçando a vida dela, fica fácil passar pela TPM. Afinal, tem fase que a TPM é uma verdadeira “guerra dos sexos”. Então, nada melhor que fazer o que ela quer, sem questionar demais, senão quem acaba ficando com dor de cabeça sou eu.

– Se as mulheres fossem menos encanadas com as coisas, elas seriam mais felizes? Por quê? 

Sim. Simplesmente porque não há razões para ficar encanada com coisas que já aconteceram.A vida deve ser vivida do hoje para o amanhã. Enfim. Se olhassem para o quem conseguiram conquistar seria o suficiente para levar uma vida feliz e alegre. A encanação estraga todo o e qualquer relacionamento.

– Se a mulher tem algo que a incomoda na relação, como discutir numa boa com o homem sem que acabe em briga? 

Não tem jeito, homem e mulher se entendem muito pouco, quando a conversa flui para incômodos na relação. Por isso, nós somos de Marte e as mulheres de Vênus. Mas a melhor saída é tentar conversar sem que as crises de existência atrapalhem a DR, porque são essas coisas que se transformam em briga. Se há algo que incomoda, que seja dito. Mas não adianta ficar criando fatos, isso não ajuda, só atrapalha. A mulher tem de aprender a ser direta no que quer.

– Como seria o mundo só de mulheres, na sua opinião?

Um tédio. Nós nos divertimos com as mulheres, especialmente pela dificuldade de entender o mundo como ele é. Por isso estão sempre nos pedindo orientações (para onde ir, como chegar a tal lugar, etc). Mas em algum momento seria de uma paz tremenda, já que não teríamos que descobrir o que a moça do carro da frente vai fazer quando está dirigindo pela cidade ou pela estrada (risos). Bom, assim como as mulheres já assumiram – e muito bem – várias funções que antes eram masculinas, acho que os homens teriam de se reinventar. Isso pelo lado prático. No lado físico não sei como seria, já que essa praia do relacionamento aberto e com pessoas do mesmo sexo não está na minha lista, nunca esteve e nem estará. Prefiro o mundo com as mulheres, sem elas muitos homens não seriam metade do que são.

– Se os homens pudessem engravidar como seria esse “homem de barriga”? 

Feio, muito feio. Isso realmente não ficaria legal.

– Se a mulher pudesse virar homem por 24 horas, como ela seria na sua opinião?

Na forma de agir, seriam completas. Imagine… nenhum de nós precisaria trocar o pneu por 24 horas, cuidar e passear com o cãozinho de estimação e tampouco servir de GPS. Seriam 24 horas incríveis!

– Por que os homens, geralmente, não lembram de datas comemorativas? 

São muitas datas. Tudo para as mulheres está relacionado a datas: o dia que pediu em namoro, o primeiro encontro, o primeiro beijo, o primeiro motel, o primeiro dia que foi na casa dos pais dela. Você tem de virar folhinha de calendário, toda marcada, para poder lembrar do dia, da hora e as cores de roupa que marcaram essas datas.

O que é ser uma super mulher para o homem? 

Aquela que toma decisões, que decide. Não é à toa, por exemplo, que isso reflete o mundo que temos hoje com muitas mulheres em pontos estratégicos dentro das corporações, na política, nas empresas. Quando falo isso não estou falando de mandar, mas de enxergar o futuro e conduzir os negócios, a família, os filhos, o marido, enfim.

– Para chamar atenção e conquistar um homem, o que uma mulher precisa fazer? 430739_293799707387635_647960720_n

Ser bonita, por dentro e fora. Ser mais bonita por dentro, ainda que a beleza exterior ajude muito. Mas, uma mulher que tem a inteligência, a sagacidade e a decisão, conquista muito mais que aquela que é submissa. Essas tendem a sofrer caladas ou não viver uma vida feliz.

– O que você pensa da frase “ser atraente é ser elegante e não vulgar”? 

Sim, é exata. Existem mulheres que acreditam que a beleza está na vulgaridade e se expõem como peças ou bibelôs. Daí porque ainda existem homens que as tratam como objetos.

– O que uma mulher deve ter de especial para casar? 

Um homem especial, senão não deve casar (risos)

– O que você mais admira na mulher? 

O companheirismo, aquela que sabe acompanhar, experimentar e conviver com o parceiro.

– E, afinal, como ser o “cara”?

424837_199513876816219_219769825_nToda mulher gosta de carinho, atenção, ser ouvida. Se um cara quer ser o cara, tem de cumprir o mínimo, além de ser romântico, perceber o que ela deseja. E, claro, ser inteligente e divertido, não aquele homem que fica jogado no sofá esperando que a mulher faça todos os seus desejos. Até esse tipo de comportamento enjoa. Para aqueles que ainda acham que mulher não precisa de atenção, muito cuidado, o Ricardão pode ser atencioso demais. Para muitos homens ser romântico pode ser difícil, por isso, minha dica é: ‘seja pelo menos cavalheiro’. Leve a para jantar, para ver um bom filme, quem sabe um ‘lanchão’. Uma boa diversão de vez em quando faz uma grande diferença. Até mesmo um bom vinho com um queijinho, em casa mesmo, enquanto conversam sobre amenidades do dia a dia, pode ser uma sacada bastante legal, que tornam o casal mais próximo e renova o relacionamento. Há ainda coisas mais marcantes e que os dois podem curtir como, por exemplo, oferecer uma viagem para aquele lugar romântico que ela sempre quis conhecer, mas que você negou porque prefere lugares mais agitados. Tudo isso pode ajudar e muito no dia a dia do casal. E são coisas que podem ser planejadas ao longo do tempo, em que a parte mais interessante é exatamente poder organizar as coisas, preparar o passeio, o roteiro, os lugares a serem visitados etc.

  1. FERNANDA MACHADO MESSIAS

    abr 09, 2013

    Muito bom. Parabéns, acho que vou me divertir de mês em mês kk

© Espaco de mulher, 2013. Todos os direitos reservados. layout por sara silva subir