Atenção, meninas!!!

Se vocês estão prestes a marcar a data do casamento e ainda não sabem o tipo de festa que desejam fazer, saiba que o ‘destination wedding’ está com tudo!

E para orientar você com dicas repletas de charme, elegância e muito requinte fui conversar com a Fernanda Silva, da Wedding Luxe (http://wedding-luxe.com). A empresa oferece serviços de assessoria e cerimonial para casamentos na Europa, inclusive em maravilhosos e encantados castelos. Sim! É possível casar em ares europeus e transformar sua festa num conto de fadas. 

Veja na entrevista a seguir o caminho até o altar para organizar um ‘destination wedding’:

– Como funciona o destination wedding?
É um casamento aliado a uma viagem onde noivos familiares e convidados viajam e participam de um casamento ao mesmo tempo.

– Nesse caso, como escolher os fornecedores à distância?
Em cada cidade que trabalhamos na Europa os fornecedores foram previamente escolhidos por mim seguindo alguns critérios básicos da Wedding Luxe: profissionalismo, bom gosto e experiência em lidar com estrangeiros e adversidades.

– Para quantas pessoas, normalmente, deve ser programada esse tipo de festa?
O Destination Wedding vai desde uma inesquecível cerimônia simbólica apenas para o casal até um casamento completo com convidados. Nesse último caso há dois grupos básicos: os noivos e a família mais próxima, totalizando de 10 a 20 pessoas e sendo mais apropriado oferecer um jantar ou almoço. Se optar por recepções maiores – entre 40 e 100 convidados – os noivos devem procurar fazer uma festa nos mesmos padrões de uma recepção de casamento no Brasil, mas com uma quantidade de convidados reduzida.

– Com quanto tempo de antecedência preciso começar a organizar esse tipo de casamento?
Tudo depende da complexidade do evento. Para um casamento com convidados o ideal seria entre 8 meses a um ano de antecedência. Quando a cerimônia se restringe apenas ao casal, entre 3 e 6 meses antes.

– Fica muito caro fazer um ‘destination wedding’?
Fazer um destination wedding na Europa, nos moldes de sofisticação e elegância que a Wedding Luxe oferece, não sairá mais barato que um casamento de luxo no Brasil “por pessoa”. O que muda, no entanto, é o número de convidados, que se for bem reduzido certamente o valor final será menor. Normalmente os noivos acabam investindo a diferença na própria viagem e lua de mel.

– Optando por esse formato de festa – destination wedding -, que lugares eu tenho como opção para realizar a festa?
Eu moro na Europa. Quando comecei a Wedding Luxe há alguns anos pensei em desenvolver destinos que atraíssem o brasileiro. Assim, França e Itália foram os meus destinos principais. Esse ano, por exemplo, teremos um casamento em Londres (Inglaterra) e em Sintra (Portugal). Já tive clientes me pedindo outros locais na Europa e sempre me esforço para oferecer opções novas. Mas posso dizer com toda convicção que a França e a Itália são os destinos preferido dos brasileiros.

– Quais os formatos de cerimônias para destination wedding?
Quase que 80% são simbólicas e este formato é o que mais recomendo porque a cerimônia religiosa é extremamente burocrática. Tenho recomendado aos meus clientes que buscam um casamento religioso que se casem em suas paróquias, entre os familiares próximos, e que venham realizar a festa de seu casamento na Europa com uma cerimonia simbólica.

– O que diz a etiqueta sobre o destination wedding?
Os noivos devem pagar a festa de casamento e o transporte, se isso for uma dificuldade para os convidados. Caso a recepção seja em um local isolado, como castelo por exemplo, recomenda-se que os noivos paguem o deslocamento e a acomodação – de pelo menos uma noite – no local. No entanto, nada impede dos noivos arcarem com todas as despesas de seus convidados.

– Quais as vantagens do destination wedding? E os riscos?
Um Destination Wedding tem muitas vantagens. Primeiro o valor final da festa eh menor e os noivos podem investir a diferença na própria viagem. Segundo trata-se de uma viagem entre família e amigos e só quem já passou por isso pode dizer o quanto é emocionante. Acredito que o risco existe quando os noivos se aventuram a realizar um Destination Wedding por conta própria. Uma empresa especializada como a Wedding Luxe existe para minimizar isso e facilitar o processo. De todas as dificuldades que os noivos vão encontrar, acredito que as imensas diferenças culturais seriam o maior obstáculo. Lidar com isso em todos os níveis é o diferencial que procurei desenvolver na minha empresa e na minha equipe. Os noivos que organizam seus Destination Weddings por conta própria não estão preparados a lidar com isso.

– Nesse caso, como os noivos fazem as escolhas se a festa será em outro país?
Eu organizo e coordeno cada passo do casamento. É este o meu trabalho. Sou uma wedding planner (assessora e cerimonialista) especializada em Destination Weddings. Passo horas em ligações via skype e emails para ter certeza que compreendi exatamente o que os meus clientes desejam e també fico muitas outras horas ‘traduzindo’ aos meus fornecedores o que os meus clientes desejam.

Fernanda Silva, da Wedding Luxe.

Fernanda Silva, da Wedding Luxe.

Perfil Fernanda Silva – A entrevistada é paulistana e muitos anos antes de entrar na área de eventos começou a viajar pelo mundo. “Não sei ao certo quantos países já conheci, nunca fiz esta conta (risos). Desde que me conheço por gente era bilíngue e hoje sou trilíngue. E já caminho para o meu quarto idioma. Também vivi em países diferentes e certamente essa experiência me deu aquilo que mais preciso para organizar Destination Weddings: capacidade de adaptação e facilidade na comunicação com culturas diferentes. Acho que nesse sentido já defino uma boa parte do que são a minha empresa, a minha equipe e os meus fornecedores. Alem disso sou uma pessoa com um gosto bastante apurado e fui ‘Floral Designer’ antes de começar a Wedding Luxe. Acredito que um casamento deva ter o máximo em elegância sem ser ‘over’, pois isso pode ser brega. Também adoro a relação com os meus noivos, prestadores e fornecedores e trato todos com a mesma dedicação e empenho para que estejam satisfeitos e deem o melhor de si na festa do casamento. Acho que não preciso dizer que o resultado e’ surpreendente.  A Wedding Luxe é uma extensão do que sou e acredito, somos uma empresa especializada na organização de Destination Weddings na Europa.

© Espaco de mulher, 2013. Todos os direitos reservados. layout por sara silva subir