Descobri recentemente um livro que achei fantástico pela praticidade e simplicidade de colocar as dicas da autora em prática. São centenas de sugestões sobre como organizar as ações do dia. O livro se chama “1000 dicas para administrar melhor sua vida”, escrito por Jamie Novak.

Desde que terminei de lê-lo procuro seguir as sugestões, como por exemplo: programar a minha semana a partir de um cronograma – contabilizando o tempo médio de cada ação. Assim consigo calcular o que serei capaz de fazer no dia.

Não é fácil, principalmente devido aos imprevistos. Mas confesso que FUNCIONA!!!! Eu mesma às vezes não acredito que consegui fazer tanta coisa num dia… ou numa semana! Vale a pena tentar.

Abaixo vou dividir com vocês algumas dicas citadas pela autora na obra.

Quem quiser também pode acompanhar o site dela – em inglês. (CLIQUE AQUI).

Anote:

1) Finja que seus 1.440 minutos diários são dinheiro e pense antes de gastá-los.
2) Mantenha um plano de ação. Decida antes quantos compromissos sociais por mês quer aceitar, quantas horas quer gastar em atividades voluntárias etc.
3) Quando você tem um plano, economiza tempo – o que significa que ainda sobrará tempo livre para você usá-lo como desejar.
4) Tenha uma agenda ou calendário que se adapte à sua vida.
5) A agenda só vai funcionar se você consultá-la.
6) Anote os novos compromissos direto na agenda, em vez de fazer isso num pedaço de papel. Reescrevê-los é perda de tempo.
7) Considere as informações essenciais e coloque-as na agenda: números do seguro, senhas do computador, número de série de aparelhos e aniversários.
8) Pense em seus planos para a semana toda em vez de para apenas um dia.
9) Faça a lista das coisas que você gostaria de ter tempo para fazer em outro espaço e não nas ações do dia. Estabeleça objetivos realistas.
10) Separe sua lista de afazeres em três: ‘urgente’, ‘importante’ e ‘se sobrar tempo’.
11) Organize uma caixa de tarefas. Pegue qualquer caixa e deixa à mão ao lado de pedaços de papel e uma caneta. Sempre que pensar em algo que precisa realizar mas não há prazo definido para isso, como arrumar o guarda-roupa, escreva num pedaço de papel. Retire uma tarefa sempre que tiver um tempo livre.
12) Estabeleça prazos para cumprir suas tarefas.
13) Cronometre-se. Meça o tempo que você leva para realizar as tarefas rotineiras, não tanto para que você condense sua rotina e realize-as mais depressa, mas para poder reservar tempo suficiente no futuro.
14) Regra dos dois minutos: se você pode cumprir uma tarefa em dois minutos, faça-a agora mesmo.
15) Peça os remédios pelo telefone, assim você não precisará esperar na fila da farmácia.
16) Lembre que quando não sabemos o que fazer, acabamos não fazendo nada.
17) Faça um a transição do dia de trabalho para o início da noite, não importa se você trabalha em casa ou não. Procure
ouvir uma música, troque de roupa e tire a maquiagem.
18) Reserve uma noite por semana para as atividades fora de casa. É preciso equilibrar trabalho e diversão.
20) Se planeja ser feliz apenas quando estiver em dia com as coisas, vai esperar muuuito! Em vez disso, aproveite o momento.
21) Faça o trabalho completo de uma vez. Por exemplo, quando terminar uma refeição, você ou outra pessoa deve colocar os pratos na lava-louças no mesmo instante. Se for lavá-los, faça na mesma hora.
22) Adote alguns hábitos rotineiros fáceis de lembrar, como sempre colocar suas chaves no mesmo lugar ao cruzar a porta, a vida fica mais fácil.
23) Logo que você se lembrar do que precisa fazer, escreva em algum lugar especial, como um caderno de espiral designado apenas para fazer anotações.
24) Pare de dizer que não tem tempo e que é muito ocupado. Em vez disso, tente lembrar-se de que há tempo suficiente para realizar tudo o que precisa.
25) Nunca sobrará tempo para fazer o que gosta. A vida é curta, por isso marque primeiro as tarefas que gosta e depois preencha com as demais, levando em consideração a ordem de importância para realizá-las. Assim o que te faz feliz não ficará de fora da lista. E não esqueça de deixar um tempo livre na agenda.
26) Preencher o dia inteiro com atividades também é uma má ideia, já que você não terá tempo livre entre as atividades
27) Anote na agenda todas as informações relacionadas ao compromisso. Se precisar comparecer a um encontro na casa de um colega, anote o endereço e o telefone também.
28) Em vez de gastar tempo procurando papéis relacionados aos compromissos (ingressos, convites etc), use um clipe para anexá-los na agenda, no dia do evento.
29) Reservar alguns minutos de tranquilidade para você pela manhã lhe trará mais energia.
30) Coloque uma música relaxante, perfume o ar com essências que acalmam – como a lavanda – ou sente-se em silêncio e pense no dia que teve. Vai ajudar a relaxar.
31) Passe um dia da semana sem se preocupar com listas e com o tempo. Não use relógio nesse dia.
32) Faça os pequenos reparos na casa antes que eles se tornem enormes.
33) Diminua pela metade o tempo que gasta para passar roupa ao colocar uma folha de papel de alumínio (o lado brilhante virado para cima) embaixo da peça de roupa; a folha refletirá o calor e os dois lados serão passados simultaneamente.
34) Coloque as roupas para lavar na máquina antes de ir para a cama e deixe-as lavando enquanto você dorme; depois as coloque para secar de manhã.
35) Desempenhe tarefas similares, por exemplo, você pode aproveitar para comprar café quando for a uma reunião.
36) Escreva de cinco a dez tarefas que precisam ser cumpridas semanalmente. Depois distribua uma ou duas por dia.
37) Deixe uma página para contatos em seu caderno de anotações. Em uma folha limpa, escreva o nome das pessoas com quem você precisa falar e o assunto.
38) Faça todas as tarefas externas de uma só vez.
39) Quando planejar suas saídas, comece com a mais longe.
40) Tente não deixar para fazer o que menos gosta no final do dia.
41) Se programe para arrumar um lugar por aproximadamente 20 minutos, no máximo.
42) Vale a pena tirar uma foto do acessório de encanamento ou de um cabo de conexão e levá-lo à loja, assim você não perderá tempo procurando o produto na loja nem terá de voltar para fazer a troca.
43) Procure se recompensar quando fizer algo bem-feito. Essa recompensa pode ser qualquer coisa que escolher: tomar sua bebida preferida, assistir a um filme ou fazer as unhas.
44) Mito: Você pode controlar o tempo. A verdade: É impossível controlá-lo. A única coisa que você pode controlar é como administrar você mesmo.
45) Ninguém pode se sentar e assistir a um filme em vez de você, ninguém pode sair para uma caminhada em seu lugar. Assegure-se de que busca o equilíbrio. Você não vai querer olhar pra trás e perceber que todos esses pequenos momentos passaram enquanto você se dedicava a planejar sua vida.


Dicas da autora para remover manchas de roupa

Café: use vinagre branco e enxágue

Gordura: Deixe a peça de molho em água fria ou em solução salina. Aplique água oxigenada. Lave com detergente e enxágue.

Manteiga: Comece aplicando um removedor de manchas e, se necessário, aplique água oxigenada diretamente na mancha.

Molho de churrasco: Tire o excesso e use um removedor de manchas. Depois aplique vinagre branco, se necessário, para tirar a mancha que porventura tenha sobrado.

Óleo: Comece aplicando um removedor de manchas e depois use aguarrás para remover os resíduos, se necessário.

Ovo: Deixe a peça de molho em água fria ou em solução salina. Aplique água oxigenada e lave com detergente; enxágue.

Shoyu: Deixe de molho na água quente com detergente, depois aplique água oxigenada para remover o resíduo.

Vinho tinto: passe álcool isopropílico e depois vinagre branco para remover a cor.


  1. jan 18, 2013

    Adorei! Vou tentar colocar em prática algumas das dicas…:)

© Espaco de mulher, 2013. Todos os direitos reservados. layout por sara silva subir